R. Santa Catarina, 3560 VOTUPORANGA, SP

Suco, néctar, refresco… Você sabe a diferença?

Suco, néctar, refresco… Você sabe a diferença?

Por Lorrany Matos –

Sim, existe diferença entre eles. E Nem sempre ao optar por suco você está fazendo a escolha mais saudável. Vamos entender um pouquinho.

Suco é a bebida não fermentada, não diluída em água, obtida a partir de frutas e até vegetais. Quando acrescido de açúcar deve constar no rótulo “adoçado”. Sendo proibida a adição de aromas e corantes artificiais. O suco integral é o único suco industrializado 100% na concentração original de suco extraído da fruta, sem adição de água e açúcar.

O néctar é a bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível da fruta ou vegetal, adicionado de açúcares. Sua composição deve ter um percentual mínimo do suco ou polpa, esta porcentagem depende do tipo da fruta, por exemplo, o néctar de pêssego, 40% de suco, néctar de goiaba, 35% de suco.

Já o refresco e o refrigerante são bebidas não fermentadas, diluídos em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com ou sem adição de açúcares. Os refrescos são diferentes dos refrigerantes com frutas e contém uma quantidade de suco maior, porém inferior aos néctares.

Suco, néctar ou refresco?

A diferença entre refresco e refrigerante é que o refrigerante é gaseificado. É permitida a adição de açúcar, corantes e aromatizantes. Os refrescos apresentam uma quantidade entre 10% e 20% de suco da fruta, podendo variar conforme o tipo da fruta, como o refresco de limão que apresenta o menor conteúdo de suco, com no mínimo 5% em volume de suco de limão. Em refrigerantes o conteúdo varia de 2% a 10% de suco de fruta.

Agora você conhece as diferenças e sua escolha é consciente. Não se esqueça, o ideal é consumir a fruta, que contem maior valor nutricional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *