R. Santa Catarina, 3560 VOTUPORANGA, SP

A profecia para Abraão

A profecia para Abraão

Profecias

Profecias

Hoje o nome de Abraão é disputado como sendo o progenitor dos judeus, maometanos e cristãos. Antes de ser Abraão ele se chamava Abrão. Vivia em Ur dos Caldeus, com todos os seus familiares, e provavelmente nasceu em 1.950 antes de Cristo. Ali Abrão casou com Sarai. Mas o texto bíblico diz que Sarai tinha um problema, era estéril, não podia ter filhos (Gênesis 11:30).

No capítulo 12:1, Deus faz um pedido especial a este homem que tinha qualidades especiais: sair de Ur. “Sair” para um jovem não é tarefa difícil, pois os jovens gostam de viver aventuras, mas sair para um senhor de 75 anos, já não é tão fácil. Ur era a cidade onde nasceu, cresceu e onde viviam todos os seus familiares. Ur era símbolo de conforto. Mas Abrão devia sair.

E o que fez Abrão diante do chamado de Deus? Juntou seus pertences e saiu com seu pai, esposa e seu sobrinho Ló. De Ur foram para Harã. Ali morreu seu pai – Gênesis 11:32. Em Harã ficaram por algum tempo, mas o destino era Canaã. Harã ficava na metade do caminho, entre a Mesopotâmia e a terra de Canaã. Alguns familiares de Abraão fixaram residência nessa cidade.

Abrão saiu confiante na direção divina, e peregrinou por vários lugares tais como: Siquém, Betel, Egito, Neguebe e voltou para Betel. Nesse lugar Abraão e Ló se separaram.

A promessa de descendentes havia sido feita há muitos anos. Abrão, porém, não tinha filhos. O herdeiro seria o mais antigo de seus empregados. Então Abrão questiona a Deus, em Gênesis 15:2-5: “… SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.”

Perceba, a promessa é repetida novamente. Mas algum tempo depois a impaciência começou a tomar conta de Abrão e Sarai. Deixaram de lado as promessas de Deus e começaram a dar uma ajudinha para Ele. Gênesis 16:1 e 2, conta o seguinte: “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Hagar, disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai.”

Na Mesopotâmia era esse o costume quando uma mulher não podia engravidar. A serva lhe dava filhos. Ismael nasceu e começou o sofrimento, a tristeza e amargura. Hagar se julgava de forma superior a Sarai. A patroa desprezada perseguiu a empregada Hagar, que acabou fugindo. Gênesis 16:4-6.

Amigo ouvinte, quanta dor, quanto sofrimento, quando nós queremos resolver do nosso jeito os desafios que são de Deus. Abrão estava vendo que o tempo racional para ter um filho estava passando. Mas Deus tem Seus planos, Deus tem Suas metas, mas, muitas vezes, queremos tomar essa função de Deus para nós realizarmos e aí nunca dará certo. Quando começamos a desconfiar que Deus não vai cumprir a parte dEle, com facilidade entramos em problemas.

Mas para Deus nada é impossível. Aquele que quiser viver feliz deve parar de racionalizar as coisas espirituais. Sarai usou da lógica e concluiu que ela não poderia ter filhos e agora a “deusa” Sarai resolveria o problema. E deu tudo errado!

Amigo ouvinte, nunca duvide e muito menos assuma o lugar de Deus na resolução dos problemas que são exclusivos do Senhor. Deus quando promete, cumpre. Você não precisa temer!

Novamente Deus fala com Abrão, agora quando tinha 99 anos de idade, e muda o nome dele e o da mulher. Agora eram Abraão e Sara (Gênesis 17:1,5,15). No capítulo 18 temos o relato dos três anjos em forma humana que foram anunciar algo que esperaram por muito tempo. Sara teria um filho (Gênesis 18: 11-14). Deus é taxativo: “Acaso para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.”

“Há alguma coisa demasiado difícil para o Senhor?” Amigo ouvinte, é isto que nós precisamos entender. Para o grande Deus nada é impossível. Se você está como teu coração cheio de ódio, Deus pode mudar. Se você está no mundo da prostituição, Deus pode fazer de você uma pessoa respeitável. Se você está preso por transgredir as leis do país, Deus pode dar a liberdade da alma.

Creia em Deus, se envolva com as promessas dEle e nunca duvide nem tente ajudá-Lo, porque no momento que isto acontecer, a dor e a tristeza poderão tomar conta de tua vida. Com Abraão, Deus cumpriu fielmente a promessa feita. Ele foi o pai de uma grande nação.

E você, amigo ouvinte, viverá muito melhor se acreditar no Deus maravilhoso, que a Bíblia apresenta. Por isso, não esqueça da promessa de II Crônicas 20:20: “Creia no Senhor teu Deus e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará”.

Fonte:
Encontro com as Profecias
WGospel – Rede Maranatha de Comunicação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *