R. Santa Catarina, 3560 VOTUPORANGA, SP

O Glorioso Encontro com Deus

O Glorioso Encontro com Deus

bíblia

bíblia

Púlpito com Poder

Este sermão é um oferecimento do Departamento de Comunicação/UCB

O Glorioso Encontro com Deus

Dan. 1

Introdução

1. O capítulo 10 apresenta Daniel orando intensamente pela libertação do seu povo. Ele é um símbolo, ou tipo, do povo de Deus no tempo do fim. Sua ânsia pelo livramento de Israel do cativeiro pagão é um símbolo do povo de Deus no tempo do fim, aguardando por seu livramento final deste mundo de pecado.

I. Hora de abrir o coração a Deus

1. Nenhum problema é difícil demais para Deus. Hoje você pode estar experimentando dor íntima incomum. Suas feridas podem parecer incuráveis. Abra seu coração a Jesus. Conte-Lhe sobre todas aquelas mágoas. Por que não inclinar sua cabeça agora mesmo e convidá-Lo para ser seu Médico?

2. O noticiário lembra-nos constantemente que vivemos em um mundo que está fora de controle. Para dezenas de milhares, o futuro está extremamente nebuloso.

3. No capítulo 11 estão repetidas as grandes verdades de Daniel 2, 7, 8 e 9. Ele amplia os primeiros capítulos, dando-nos repetida certeza de que Deus não tem abandonado este planeta em rebelião. Ele ainda está no controle. Esse mundo ainda está em Suas mãos. O futuro é certo. Nosso destino é seguro. Nosso Piloto está nos levando para casa!

II. Esperança e vitória

1. O capítulo 12 de Daniel revela que a Palavra de Deus triunfa! A raça humana inteira está sendo arremessada a um destino final. Nada há que qualquer indivíduo possa fazer para detê-la. Não há maneira para impedir o objetivo final de Deus para seu povo. Logo o Universo estará livre da ruína do pecado. Logo os injustos serão destruídos. Em breve não haverá mais tragédias. O capítulo 12 é uma porta aberta para o mundo novo.

2. Exatamente como os três jovens hebreus entraram nas chamas, mas foram protegidos pessoalmente por Jesus, o Filho do homem, assim no tempo de prova no fim da história da Terra, o povo de Deus entra nas chamas. Eles passam através do tempo de prova, mas são protegidos por Deus, incólumes como uma testemunha viva do Seu poder onipotente. Enquanto esse tempo de prova se precipita sobre o mundo, o povo de Deus encontra nEle sua segurança definitiva.

3. O glorioso acontecimento ocorre no fim do tempo de prova (Dan. 12:1, última parte). Ocorre de maneira miraculosa (Mat. 24:30 e 31; ver também Mat. 16:27).

a) A segunda vinda de Jesus é o evento mais espetacular na história do mundo. Como o relâmpago brilha do leste até o oeste, assim Sua vinda ofuscará o céu (Mat. 24:27). Todo olho O verá (Apoc. 1:7). Todo ouvido O ouvirá (I Tess. 4:16). A terra treme diante da glória poderosa de Sua vinda (Apoc. 6:14 e 15).

III. O Enfoque dos Sábios

1. Os sábios têm feito a escolha mais inteligente. Em vez de viverem para si mesmos, vivem para abençoar outros por quem Cristo morreu. Eles deram a vida para partilhar Seu amor. Qualquer que seja sua ocupação, são sensíveis às necessidades daqueles ao redor.

2. O enfoque todo do livro de Daniel é o “tempo do fim”. As histórias de Daniel revelam fé, coragem e perseverança diante da dificuldade e do desafio; e suas profecias revelam os grandes acontecimentos proféticos no plano de Deus, demonstrando que Ele ainda está no controle.

3. Exatamente antes da vinda de Jesus, o livro de Daniel seria desvendado. Essas profecias seriam estudadas por dezenas de milhares em preparação para o breve retorno de Cristo. Conhecimento da estratégia de Deus sobre o tempo do fim e os enganos de Satanás nos últimos dias serão esclarecidos através das profecias de Daniel. O livro de Daniel tem sido desvendado. Estamos vivendo no tempo do fim.

4. Há um renovado interesse de dezenas de milhares em estudar as profecias de Daniel. Cada profecia é um indicador do retorno de nosso Senhor. Cada uma prediz graficamente a vinda de Cristo como o fim de toda História.

a) Daniel 2 conclui com o reino de Cristo – a Rocha despedaçando e destruindo todos os impérios maus.

b) Daniel 7 conclui com Deus pondo todas as coisas direito no julgamento final da Terra. O destino de cada ser humano é decidido no julgamento. A integridade de Deus é revelada no julgamento. A misericórdia e justiça se encontram no julgamento.

c) Daniel 8 atinge o clímax com a restauração final da verdade na vinda de Cristo. O Universo inteiro estará limpo. O pecado será derrotado. A verdade de Deus triunfará.

d) Em Daniel 11 e 12, o povo de Deus – perseguido, hostilizado e oprimido – é libertado.

Conclusão

1. O livro de Daniel revela graficamente um Deus todo-poderoso, todo sábio, todo potente, cujas palavras, povo e propósitos serão afinal vitoriosos.

2. Estamos do lado vencedor. Podemos desviar nosso olhar dos problemas da vida para as promessas de Sua palavra. Podemos pela fé ver uma terra melhor onde as provações da vida serão terminadas. Nós, um dia, entraremos na ale-gria de Sua presença eterna e experimentaremos a felicidade para a qual fomos criados.

3. Hoje mesmo, você não gostaria de dedicar a vida a esse Cristo que tem o mundo todo em Suas mãos?

 
Enviado por: Pr. Laercio Mazaro
Revista do Ancião
out – dez 2005

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *